fbpx

Lucas Silva

A jornada para a criação da sua identidade visual

A jornada para a construção da sua Identidade Visual

Você sabe como é criada uma identidade visual? Se você acha que é apenas criar um logo “bonitinho” está enganado.

Mas antes de falar como é criada, vamos entender o que é Identidade Visual. E não se trata apenas do logo. Embora seja parte importante da identidade da sua marca, o logo é isso apenas uma parte.

Identidade Visual é todo o sistema visual da sua marca. Inclui além da assinatura visual (logo), a tipografia, ou alfabeto, da marca e as cores oficiais. Como resultado designer deve prever todas as aplicações da sua marca, nos mais diferentes pontos de contato. Então já dá pra entender que é um trabalho que envolve tempo e conhecimento.

Briefing (coleta de informações)

Primeiro o designer tem que conhecer a sua marca. Essa etapa do projeto vai além de saber o nome da sua empresa ou o que você vende. É preciso entender o porque a sua empresa existe, quais são os seu objetivos. Os valores que a sua marca quer transmitir. Também é preciso entender pra quem será transmitido, ou seja, quem é o seu público alvo. E claro a história da sua marca. Por exemplo, por que a sua marca leva nome que tem? E não pense que essa etapa é menos importante, pelo contrário, é a mais importante. Se o designer ignorar essa etapa o resultado será péssimo.

Pesquisa

Depois de ter as informações da sua marca em mãos, é preciso fazer uma pesquisa. Nesse ponto o designer já conhece a sua marca e toda a sua história. Já tem em mente também os conceitos da sua marca. Depois disso ele deve fazer pesquisas em cima dessas informações. Entender o comportamento do público, um pouco mais por trás da história da sua maca e os seus concorrentes. E geralmente coloca todas essas informações em um moodboard (painel de referências).

Planejamento

Depois que todas as informações foram coletadas aí sim podemos começar a pensar no “visual”. Então começamos a rascunhar o que será o logo, é feito o estudo da tipografia (alfabeto) e das cores. Também é planejado qual o estilo visual será usado.

Conclusão

Bem essas etapas descritas até agora foram antes de pensar em abrir algum software gráfico. Portanto, fica claro que criar uma identidade visual é um projeto que envolve estudo e não pode ser feito da noite para o dia, leva tempo.

Ao contratar um designer certifique-se de que ele segue essas etapas. Assim você terá uma identidade visual condizente com a sua marca.

E aí você já conhecia o trabalho por trás da criação de uma identidade visual? Conte aí o que achou nos comentários.