fbpx

Lucas Silva

estudo do briefing

Briefing o que é? E por que essa etapa é tão importante?

Se você já contratou um serviço de Design você já deve ter ouvido falar em Briefing. Mas o que é isso e por que é tão importante?

O que é Briefing?

Basicamente briefing é uma coleta de informações. E se você parar para pensar qualquer prestação de serviços só ocorre depois que é feita alguma coleta de informações. Por exemplo você leva seu carro ao mecânico, você não espera que ele adivinhe qual o problema, na verdade você deve passar algumas informações para que ele possa descobrir qual de fato é o problema e até mesmo a causa dele.

Esse é um exemplo bem simples, mas ilustra a necessidade de um briefing. Não é uma etapa tão complicada, pode ser feito em uma reunião, um questionário online, ou ambos e até mesmo em uma simples conversa. Mas é importante que no briefing seja passado o máximo de informações possíveis, não somente sobre o projeto, mas também sobre a sua empresa, seus clientes, onde o design será aplicado (pontos de contato), etc. Nada deve ser considerado sem valor ou irrelevante para o projeto. E nem pense que é perda de tempo, é uma etapa que faz parte do projeto. E afinal quem sabe mais sobre o seu negócio?

Por que é tão importante?

A essa altura você já deve ter entendido o quanto o briefing é importante. Sem ele não é possível nem mesmo começar o projeto. E se por acaso você se aventurar em um projeto sem um briefing, pode ter certeza que será um trabalho mais demorado, com inúmeras alterações e “refações”, e provavelmente resultará em dor de cabeça para você e para o designer.

No processo de briefing algumas informações passadas podem definir completamente o caminho que o projeto seguirá. Sem contar que algumas informações que você não considera tão importantes assim, sejam na realidade fundamentais para o sucesso do projeto.

Enfim, não ache que o designer por ser um profissional deve adivinhar o que você precisa. Na verdade não existe uma fórmula mágica para ser aplicada no design. De fato boa parte do trabalho de um bom designer envolve saber fazer um briefing completo. Pode se dizer que saber extrair as informações necessárias é o que define um bom profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *