Já está mais do que claro que identidade visual não se limita a ter um logo “bonitinho”. Há muito mais envolvido para que um projeto seja bem sucedido.
O que determina o sucesso da Identidade Visual?
Primeiro temos que entender o que determina que a sua Identidade Visual é um sucesso. Não basta ser atraente ela tem que comunicar algo e para o público certo. Além disso ela tem que estar preparada para se adaptar em todos os pontos de contato da sua marca.
Conheça a Sua Marca
Quais são os atributos da sua marca? Qual o seu propósito? Qual os seus objetivos a curto e longo prazo? E, o mais importante, por que seus clientes devem confiar em você? Todas essas perguntas devem ser respondidas antes de definir uma identidade visual. Dessa forma seu projeto não vai se basear apenas na estética, mas terá uma estratégia.
Analise seus Concorrentes
Depois de entender quem é a sua marca também é importante entender o cenário em que ela está inserida. Ou seja conhecer bem seus concorrentes.
O objetivo dessa análise não é copiar o que os outros fazem bem se obrigar a fazer algo totalmente inovador. Mas é entender qual a estratégia que eles usam e se faz sentido pra você seguir essa mesma linha. E claro também entender como você pode se diferenciar.
Não se esqueça do Seu Público
Como dito a identidade visual tem que comunicar algo para alguém. Por isso é vital entender quem é seu público.
Aqui você pode seguir duas linhas. Primeiro o público que você já atende e depois o público que você pretende atender. E não se limite a analisar apenas dados demográficos, tente entender quem de verdade é o seu público, o que eles gostam e não gostam.
É claro que esse é apenas o começo para uma Identidade Visual de sucesso. Mas se você se concentrar em criar uma estratégia sólida, seu projeto tem tudo para ser um sucesso.