fbpx

Lucas Silva

gráficos de venda

Como fazer a sua marca conquistar cada vez mais clientes?

Não importa em qual meio você atue, muito menos quais serviços ou produtos você vende. Para que a sua empresa cresça e dê o retorno que você deseja, é preciso conquistar os seus clientes. E se você já tem uma boa clientela seu trabalho será fidelizá-la.

Cada vez mais pessoas abrem seus próprios negócios, quer sejam físicos ou digitais. Isso faz com que você tenha mais concorrência. O que dá ao seu cliente mais opções. Não dá pra fugir disso.

Mas como você pode conquistar e fidelizar clientes, fazendo assim que a sua empresa continue crescendo? Para isso você deve considerar a identidade visual da sua marca.

O que é identidade visual?

A identidade visual vai muito além de um logo. Se refere, além do logo, a tudo o que compõe a comunicação visual da sua empresa. Uma identidade visual bem construída consegue passar a mensagem correta sobre a sua empresa.

Pacotes de batatas fritas nas cores vermelho e amarelo.
Você reconhece qual rede de fast-food vende essas batatas sem a necessidade de mostrar o logo da marca. Isso é identidade visual.

Vamos ver alguns elementos que compõe a identidade visual, lembrando que alguns elementos podem servir para sua marca outros não.

Logo, Logotipo e Símbolo

Antes vamos entender a diferença entre os três. Logo se refere ao símbolo gráfico de uma marca junto com o seu nome, também é conhecido como logomarca é o mais utilizado. Logotipo é o nome da sua marca escrito de uma forma estilizada, por exemplo o logotipo do Google. E símbolo, pode ser uma imagem, ícone ou ilustração que represente a sua marca.

Mas qual dos três utilizar? Bem isso a escolha vai além de gosto pessoal, tem a ver com a mensagem que você quer passar, bem como com o seu público alvo. Porém como dito acima o logo sozinho não compõe a identidade visual.

Cores e Tipografia

Novamente aqui não entra o gosto pessoal. As cores tem o poder de se comunicar, e instigar emoções naqueles que serão o seu público. Por isso devem ser bem escolhidas. Da mesma forma a tipografia utilizada pode atrair ou repelir o público, mesmo que você tenha optado por um logo.

Algumas marcas recentemente passaram por uma renovação da sua identidade visual, e uma das grandes mudança foi justamente a tipografia. Tudo para se comunicar com o seu público alvo. Mostrando que essas escolhas devem ser bem pensadas.

Imagens

Isso mesmo. O tipo de imagem utilizado na identidade visual também deve ser pesquisado. Vai ser utilizado fotos ou ilustrações? Aspectos como ambiente das fotos, clima, recorte e outros influem na mensagem que você quer transmitir.

Layouts

Aqui incluo tudo o mais que está relacionado com a comunicação visual da sua empresa, como papelaria, site, redes sociais e até mesmo itens relacionados com a comunicação interna da sua empresa. Tudo isso também é fruto de estudo e pesquisa.

Conclusão

Como dito acima para que a sua empresa continue crescendo, é preciso se diferenciar da concorrência. A identidade visual é um dos meios mais poderosos para isso. Por isso não desconsidere a sua importância. Confie em profissionais para ajudá-lo. Com certeza você vai ver que o investimento vale a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *