O que passar para o designer em um briefing?
Reunião para o briefing

O que passar para o designer em um briefing?

Entender o que passar para o designer em um briefing é fundamental, visto essa ser uma das etapas mais importantes de um projeto. Pode ser feito por meio de um questionário, por telefone e pessoalmente.

Não importa como seja feito, é onde o designer conhece sua empresa, seus objetivos e suas necessidades. É nessa etapa em que as ideias surgem, e pode ditar qual vai ser a direção adotada. Inegavelmente o briefing norteia todo o projeto

Quem é você?

Antes de mais nada o designer deve saber quem é seu cliente. Quer você seja uma empresa, ou um profissional liberal, é fundamental que o cliente passe sua história. Se for uma empresa, o porquê do seu nome. O que exatamente você faz.

Não espere que o designer adivinhe, lembre-se que assim como você talvez não entenda tudo o que está envolvido no trabalho de um designer, ele também talvez não entenda tudo sobre o seu trabalho. Além do que cada empresa, cada profissional é único. E isso tem a ver com os próximo itens

Missão

Missão se refere ao compromisso que sua empresa adota. É a sua razão de ser para que seus propósitos sejam atingidos e entendidos. O designer deve ter a missão da empresa bem descrita no briefing, com a finalidade de que a peça produzida faça a comunicação correta com o público.

Objetivos

Essa informação não diz respeito apenas ao objetivo da peça de design que será criada. Também ao objetivo da empresa. Uma campanha pode ter objetivo de conquistar mais clientes, ou fidelizar aqueles que já existem. E isso depende de onde sua empresa quer estar no futuro, próximo ou distante. É para isso que o designer deve entender o objetivo da sua empresa. Não deixe de colocar essa informação no briefing.

Público alvo

Esse é um dos pontos mais importantes do briefing. Para quem você quer vender? Qual a faixa etária dos seus clientes? Condição social? Quais são seus gostos e medos? Tudo isso deve ser bem entendido e bem esclarecido. Só assim poderá ser feita a comunicação correta, e o objetivo, tanto do projeto quanto da empresa, ser atingido.

O Briefing é essencial

Enfim espero ter esclarecido nesse post a importância do briefing, e quais informações não podem faltar em um bom briefing. Não caia na ideia de que o designer é “genial”, e por isso ele sabe exatamente o que lhe atende. Então trate o seu negócio da forma como ele merece ser tratado, como algo único. Assim passe isso em um briefing.

E lembre-se o sucesso do seu projeto depende dessa etapa. Precisando de um Designer é só chamar!😉

Deixe uma resposta