O que passar para o designer em um Briefing?

O que passar para o designer em um Briefing?

O briefing é uma das etapas mais importantes de um projeto. Pode ser feito por meio de um questionário, por telefone e pessoalmente. Não importa como seja feito é onde o designer conhece sua empresa, seus objetivos e suas necessidades. É nessa etapa em que as ideias surgem, e pode ditar qual vai ser a direção adotada. E o que exatamente deve ser passado nesse momento?

Quem é você?

Bem, logicamente o designer deve saber quem é seu cliente. Quer seja uma empresa, ou um profissional liberal, é fundamental que o cliente passe sua história. Se for uma empresa, o porquê do seu nome.

Missão

Missão se refere ao compromisso que sua empresa adota. É a sua razão de ser para que seus propósitos sejam atingidos e entendidos. O designer deve entender a missão da empresa para que seja feita a comunicação correta.

Objetivos

Essa informação não diz respeito apenas ao objetivo da peça de design que será criada. Também ao objetivo da empresa. Uma campanha pode ter objetivo de conquistar mais clientes, ou fidelizar aqueles que já existem. E isso depende de onde sua empresa quer estar no futuro, próximo ou distante. É para isso que o designer deve entender o objetivo da sua empresa.

Público alvo

Esse é um dos pontos mais importantes do briefing. Para quem você quer vender? Qual a faixa etária dos seus clientes? Condição social? Quais são seus gostos e medos? Tudo isso deve ser bem entendido e bem esclarecido. Só assim poderá ser feita a comunicação correta, e o objetivo, tanto do projeto quanto da empresa, ser atingido.

Bem espero ter esclarecido nesse post a importância do briefing, e quais informações não podem faltar em um bom briefing. E lembre-se o sucesso do projeto depende dessa etapa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×